IIQCA Versão para impressão

 

A Douro Superior desde o início da sua formação, há catorze anos, tem utilizado todos os meios postos a sua disposição para alcançar o seu objectivo principal “o desenvolvimento da região”, A sua participação desenvolvidas para cada caso diverge consoante o programa em causa.

 

Durante o IIQCA (1995-2000) a Douro Superior Associação de Desenvolvimento:

 

 Candidatou-se como entidade local e preparou um Plano de Acção Local para a região no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária LEADER II cujos, objectivos gerais eram apoiar operações inovadoras, demonstrativas e transferíveis revelando as novas vias que pode adoptar o desenvolvimento rural, multiplicar intercâmbios de experiências de saber-fazer através de uma rede europeia de desenvolvimento rural, apoiar projectos de cooperação transnacional provenientes de actores locais das zonas rurais, traduzindo solidariedade.

 

 Inserido no Programa de promoção do potencial de desenvolvimento regional – sub-programa de iniciativas de desenvolvimento rural, a DSAD foi geratriz de quatro Centros Rurais:

 

 

 Também no âmbito do segundo quadro comunitário a Douro Superior, Associação de desenvolvimento colaborou com a candidatura ao programa PITER – Douro Superior – Arqueologia e Arribas do Douro. Esta candidatura juntou vários projectos públicos e privados para o desenvolvimento do turismo na região do Douro Superior. Esta candidatura proporcionou que a Douro Superior, Associação de Desenvolvimento desenvolvesse um plano integrado de turismo da região, contactando e procurando promotores com projectos próprios na área do turismo, tornando intenções de projectos isolados em candidaturas ao sistema de Incentivo financiamentos de investimentos turísticos (SIFIT), que em conjunto resolvem algumas lacunas da região na oferta de condições ao turismo. Esta candidatura no futuro pretende ser uma operadora turística ao nível dos alojamentos, dinamização, restauração, etc.

 

 A Douro Superior faz parte de um grupo de trabalho transnacional para a promoção turística do Douro/Duero entre os grupos LEADER/PRODER da região fluvial do Douro e a Associação de Municípios Ribeirinhos do Douro, gestora do projecto Douro fluvial – programa Terra.

 

 Durante este período A Associação de Municípios, Douro Superior realizou uma candidatura ao PRODOURO chamada Animação e dinamização Comercial dos Centros Cívicos da Douro Superior, em que a Douro Superior, associação de Desenvolvimento colaborou com o trabalho dos seus técnicos na fase de candidatura e na fase de execução.

 

 No ramo da cooperação a Douro Superior no LEADER II teve uma candidatura “ Revitalização de Pombais ” cujo objectivo era recuperar os pombais do Parque Natural do Douro Internacional. Como este Organismo ocupa uma área comum a várias associações de desenvolvimento foi necessário uniram-se para apresentarem um projecto em parceria. Este tipo de cooperação permite a troca de experiências, permitindo também a obtenção de sinergias e o ganho de economias de escala.

 

 A Douro Superior, Associação de Desenvolvimentos participou em vários eventos nesse intervalo de tempo em feiras e exposições. Esteve presente na EXPOCÔA I, II e III (Exposição regional realizada em Vila Nova de Foz Côa na altura da Amendoeira em flor) com um stand próprio. Participou na grande mostra do mundo rural e em conjunto com as outras associações de desenvolvimento da região de Trás-os-Montes participou na feira de Santarém. Este tipo de participação teve como objectivo a divulgação e promoção da região a nível nacional.